Pular para o conteúdo principal

Passo a passo "Flying Geese"

Flying Geese (gansos voando), é uma técnica de patchwork que permite uma infinidade de composições. Você pode fazer colchas, bordas de mantas e bordas de colchas. Pode ser o detalhe de uma bolsa, uma almofada, um tapetinho para bebê.
O nome flying geese é uma referência à formação em "V" que os gansos fazem durante a sua migração.
 Você vai precisar de um dois tecidos, de preferência que sejam contrastantes.
Recorte um quadrado de 15cm e quatro quadrados de 9cm.
Se você quizer aumentar sempre leve em conta que a diferença entre o quadrado maior e os outros quadrados deve ser de 6cm.
 Coloque dois quadrados menores nas laterais do quadrado de 15cm, conforme figura acima.
 Trace uma linha em diagonal.


 Coloque alfinetes para prender as peças.

 Use a linha central, que você traçou, como referência para costurar com a largura de um pé de máquina. Note que a costura é feita de cada um dos lados da linha traçada.

 Depois de costurado, recorte na linha traçada em grafite.
Você obterá duas peças.
 Agora, coloque os quadrados restantes em cada uma das peças recortadas, conforme figura acima.
Trace uma diagonal em cada um e alfinete.

 Costure dos dois lados do traço feito com o lápis.

 Recorte na linha traçada.

 Você obterá quatro flying geese.
 Una um com o outro próximo ao vértice da costura.

 Monte seus flying geese.


Vou usá-los para fazer a borda de um apliqué.



Terminei a manta infantil. 
Usei a técnica de flying geese, apliqué e four patch. 
O passo a passo do flying geese vocês podem ver em postagem anterior.

Comentários

  1. Estou a adorar todas as suas explicações. Sem dúvida que com todas estas dicas o patchwork se torna mais fácil e, consequentemente, mais bonito. Obrigada por partilhar. Eu vou estar atenta a todos. beijo:)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a técnica mas aumentei o tamanho para 18x12 e não deu certo.Dois blocos ficaram superpostos. Não entendi onde errei.marineialeonardo@msn.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NETINHO

PATCHWORK

Carteira matrioskas Panô de costura e chaveiro Bolsa vintage Panô de costura e chaveiro

Netinho

Meu netinho querido, te esperei tanto e, por tantos anos desejei olhar seus olhos e sorrir teu sorriso brincar de vozinha com brinquedos pela casa e cheiro de bolo assando no forno Seu riso correndo no jardim seus pés de barro sujando a casa limpa, a pipoca esparramada no chão da sala e o desenho animado repetido incontavelmente assistido com você. Querido do meu coração, um dia vou te contar histórias de brinquedos e invenções que presenciei, que criei. Vou falar de sonhos e tradições de nossas famílias. Vou te contar o modo fácil de aprender sobre a vida deixar que você sorria de meus cabelos brancos e pergunte: Por que são brancos vozinha? Certamente direi: Cada um desses fios brancos representam o amor de tantos dias importantes que enriqueceram minha vida, para que pudesse te encontrar hoje e contar pérolas entesouradas no baú da experiência. Helena Rosali