Pular para o conteúdo principal

Dica de patchwork - Cálculo de medidas para Triângulos

Esta é uma dica que facilita bastante o trabalho na hora de cortar e montar triângulos.
Aqui cortei um quadrado de cada cor, com a medida de 14x14cm.
Meu objetivo era obter um quadrado de 12x12cm, então, como faria dois cortes na diagonal, aumentei à medida 2,5cm, por isso cortei quadrados de 14x14cm. Se fosse fazer só um corte na diagonal aumentaria à medida 1,5cm.
Isto porque as margens de costuras foram calculadas com 0,75cm.


 Aqui, coloque um quadrado sobre o outro.

 Trace uma linha na diagonal.

 Alfinete.

 Costure ao lado da linha traçada (nos dois lados da linha traçada), deixando a distância de um pé de máquina.

 Corte na linha traçada.

 Você obterá duas peças. Se for fazer somente um corte como este, deves aumentar na medida do quadrado 1,5cm.

 Coloque direito sobre direito.

 Trace uma linha na diagonal. Alfinete e costure deixando um pé de máquina, nos dois lados da linha traçada.

Corte na linha traçada e obterá este quadrado. Fácil e com as costuras perfeitas.
Como foram feitos dois cortes, à medida foram acrescidos mais 1cm.

Comentários

  1. Você diz: "Aqui cortei um quadrado de cada cor, com a medida de 14x14cm. Meu objetivo era obter um quadrado de 12x12cm, então, como faria dois cortes na diagonal, aumentei à medida 2,5cm, por isso cortei quadrados de 14x14cm". Não seria 14,5? 12 mais 2,5 são 14,5cm. Estou perguntando porque me interessa muito essas medidas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marina. A medida corresponde a 0,75cm referente à margem de costura, então 0,75+0,75cm corresponde a 1,5cm. Então 12+1,5=13. Como você já acrescentou a margem de costura e vai fazer mais um corte na diagonal, apenas 1cm dá certo. Se você cortar em 14,5cm também vai dar certo, mas aí você vai ter que refilar para que fique com a medida de 12x12cm. Não sei se consegui explicar direitinho. Qualquer coisa me escreva de novo! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Tá confuso,porque 12+1,5 são 13,5 ,correto ?

    ResponderExcluir
  4. É verdade. Faltou o cinco no 13.
    Desculpem mas o correto é 13,5!
    Obrigada por esclarecer!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Quero fazer 1 almofada 50x50cm. Qdo costuro as celulas, formando os desenhos q desejo, ponho nas 4 laterais duas faixas de 6 cm de largura, daí faço o acabamento c o viés. Minha dificuldade tá em não saber que tamanho corto estas celulas. Podes me ajudar? Obrigada Julieta Guimarães.

    ResponderExcluir
  6. Olá Julieta. Tudo bem? Pode me informar qual o nome do bloco que vais usar para montar a almofada? Ex.: nine patch, four patch, flying geese

    ResponderExcluir
  7. Julieta, este vídeo da Patrícia Washington é muito bom e ela ensina como fazer o cálculo das medidas. https://www.youtube.com/watch?v=K3GB-15Jnn8

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Selo do " The versatile blog award nominations"

Um dia desses recebi o selinho do " The versatile blog award nominations", o que me deixou imensamente feliz e agradecida à carinhosa indicação de Josy do blog http://sevirandocomcostura.blogspot.com.br
Um blog lindo e versátil onde a costura e o mundo das agulhas permeia imaginações ávidas por novidades.
Obrigada amiga pelo carinho!




Aqui estão as regrinhas depois de ter sido indicado: # Agradecer quem te indicou e colocar o selinho dela ou o link;
# Escolher 11 blogs com menos de 200 seguidores;
# Avisar aos blogs que você indicou.



Josy querida, aqui está o seu selinho.


Logo vou postar todos os blogs que indico para receberem o selo "
The versatile blog award nominations"

Aqui estão alguns:

O Blog da minha querida amiga Clotilde Janoski:
http://cloartesanato.blogspot.com.br/

Um deles é o blog da Fatinha:
http://costurarerenovar.blogspot.com.br/

E o Blog da Vivian:
http://www.quiltmaniabrasil.com

Blog: http://dicadecosturadefifia.blogspot.com.br/




PATCHWORK

Carteira matrioskas
Panô de costura e chaveiro Bolsa vintage
Panô de costura e chaveiro