Pular para o conteúdo principal

Ipê amarelo



       Hoje Dourados é como sempre foi: o céu avermelhado de poeira, o vento revolvendo as folhas do chão, o ar abafado e quente insinuando a proximidade de alguma chuva, os ipês amarelos floridos aqui e ali. Começo de setembro que trás agosto consigo cheio de vento e poeira. A poeira vermelha de Dourados que faz parte de minha alma e cria a poesia em mim.
       Olhando os ipês na avenida lembrei-me de um ipê especial. O ipê que, da janela da escola,  nos dias de ginásio, tirava minha atenção das aulas de qualquer matéria. Perdia-me no encantamento daquele amarelo agrupado em cachos e fazia poemas de amarelo e azul do céu que emoldurava sua copa florida.
       Fiz o retorno na avenida e fui em busca dos dias de adolescência e da janela de minha escola. Quando virei a quadra, vi! Ele estava lá, florido como sempre esteve no início de setembro. Tirei fotos para guardar o que só tinha na memória.
       Uma parte de minha história florida no céu de setembro e cravada na terra de Dourados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Outono passou e as folhas continuam caindo

Outono passou e as folhas continuam caindo. As ruas folham-se de diversas árvores as quais, as donas de casa teimam em limpar todas as manhãs, entre xingamentos e promessas de aniquilação de cada uma das espécies de árvores existentes. Algumas empregadas domésticas tentam se livrar das folhas com jatos de água e deixam que se entulhem nas calçadas vizinhas que com, alguma razão, provocam reclamações, brigas e intrigas com as donas da casa e com as outras empregadas domésticas.  Um festival velado a cada manhã. Conflitos humanos, bobagens diante de um universo de grandiosidades e belezas infindáveis: o sol doando cores, calor e vida; o céu azul tingido de cinza ensaiando uma chuva; o perfume do jasmim estrela ainda com o cheiro da madrugada; a terra vermelha, argilosa e linda se esfarelando no vento que pousa nos móveis da sala onde é possível desenhar um coração; os risos das crianças no parque ali perto, correndo na grama e alegrando os olhos e a vida do futuro. Muitas pessoas

Dica de patchwork - Cálculo de medidas para Triângulos

Esta é uma dica que facilita bastante o trabalho na hora de cortar e montar triângulos. Aqui cortei um quadrado de cada cor, com a medida de 14x14cm. Meu objetivo era obter um quadrado de 12x12cm, então, como faria dois cortes na diagonal, aumentei à medida 2,5cm, por isso cortei quadrados de 14x14cm. Se fosse fazer só um corte na diagonal aumentaria à medida 1,5cm. Isto porque as margens de costuras foram calculadas com 0,75cm.  Aqui, coloque um quadrado sobre o outro.  Trace uma linha na diagonal.  Alfinete.  Costure ao lado da linha traçada (nos dois lados da linha traçada), deixando a distância de um pé de máquina.  Corte na linha traçada.  Você obterá duas peças. Se for fazer somente um corte como este, deves aumentar na medida do quadrado 1,5cm.  Coloque direito sobre direito.  Trace uma linha na diagonal. Alfinete e costure deixando um pé de máquina, nos dois lados da linha traçada. Corte na linha traçada e obterá e

Quiltando Juntas

Estou participando do desafio "Quiltando Juntas" no grupo http://www.facebook.com/groups/countrycraftpatchwork/ . Uma proposta bem interessante da Eliana Zerbinatti. As meninas estão fazendo blocos lindos! Este é o meu bloco 01 - primeira semana do quiltando juntas! Resolvi fazer uma experiência usando o azul e o marrom. Achei bem interessante! Este é o Bloco 2 Com o bloco 2 decidi acrescentar o rosa para dar um certo ar de alegria! Este é o bloco 3 Este bloco ficou um charme! Este é o bloco 4 Sóbrio e elegante! Bloco 5 Um certo ar infantil!   Bloco 6 Um efeito diferente! Bloco 7 Um dia cheio de trabalhos e alegrias! Bloco 8 Passeio com a família! Bloco 10 Primavera no outono! Bloco 11 Serenidade! Bloco 12 Primavera!   Bloco 13 Horas de lazer! Bloco 14 Lindas cores. Combinaram muito bem!